Instalada a Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

O Parlamento madeirense elegeu, hoje, com 24 votos a favor, José Manuel Rodrigues como Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. A segunda candidatura, de Sancha Campanella, obteve 22 votos a favor. Neste ato eleitoral houve um voto em branco. Foram necessárias três votações, sendo que o...

XIV Legislatura, I Sessão Legislativa PlenárioPlenário
Instalada a Assembleia Legislativa da Madeira
Presidente da Assembleia Legislativa quer ser um fator de promoção do diálogo e de negociação entre todos os deputados.
  • 16.jpg
  • 0.jpg
  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg
  • 5.jpg
  • 6.jpg
  • 7.jpg
  • 8.jpg
  • 9.jpg
  • 11.jpg
  • 12.jpg
  • 13.jpg
  • 14.jpg
  • 15.jpg

O Parlamento madeirense elegeu, hoje, com 24 votos a favor, José Manuel Rodrigues como Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. A segunda candidatura, de Sancha Campanella, obteve 22 votos a favor. Neste ato eleitoral houve um voto em branco.

Foram necessárias três votações, sendo que o terceiro ato eleitoral foi decidido pela Comissão Permanente, que se reuniu após a conclusão das duas primeiras votações inconclusivas.

Já os Vice-Presidentes Rubina Leal e José Prada, indicados pelo PSD, foram eleitos com 44 votos a favor, e 3 votos em branco.

O Vice-Presidente Victor Freitas, do PS, foi eleito com 39 votos a favor, 4 contra, 3 brancos e 1 nulo.

Foram, ainda, eleitas as Secretárias Clara Tiago, do PSD, e Marta Freitas, do PS. Cláudia Gomes, do PSD, e Jéssica Teles, do JPP, são as novas Vice-Secretárias da Assembleia Legislativa da Madeira. As Secretárias e Vice-Secretárias foram eleitas com 46 votos a favor e um voto branco.

No discurso após a eleição, José Manuel Rodrigues, agradeceu a confiança dos deputados para mais “um mandato na Presidência da Casa da Democracia e o Baluarte da nossa Autonomia”.

José Manuel Rodrigues saudou a candidata “Sancha Campanella e os deputados que nela votaram”, garantindo que, terminada esta eleição, será o Presidente de todos os 47 deputados.

O Presidente do Parlamento madeirense, reeleito, reconheceu que “esta será uma Legislatura diferente das anteriores e exigirá de todos nós um esforço suplementar de diálogo, de negociação e de conciliação de posições”. “Construir pontes em vez de muros, erguer o encontro e não a rejeição, edificar a união em vez da hostilidade e promover a esperança e não o derrotismo”, foram os apelos lançados por José Manuel Rodrigues.

“Se os desígnios dos meus primeiros mandatos foram abrir o Parlamento aos cidadãos e aproximar os eleitos dos eleitores, objetivos que devem ser sempre prosseguidos, impõe-se agora abrir um outro caminho, com o Presidente da Assembleia Legislativa a procurar ser um fator de promoção do diálogo e de negociação entre todos os deputados”, afirmou.

“Todos somos chamados à tarefa espinhosa e exigente de esbater as nossas diferenças e o que nos separa, para encontrar pontos de consenso e de união que garantam a estabilidade política e a governabilidade da Madeira e do Porto Santo.

Não está em causa abdicar de princípios ou de afastar o confronto democrático; está em causa assegurar que os problemas dos madeirenses são resolvidos e as suas aspirações satisfeitas”, vincou.

A terminar José Manuel Rodrigues saudou “o povo, aqui representado, e as nossas comunidades emigrantes, que espero possam, um dia, ter os seus eleitos nesta Assembleia e garanto que tudo farei para que os órgãos de Governo próprio possam corresponder às expetativas de quem os elegeu”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu ainda aos funcionários do Parlamento, “que, diariamente, dão o seu melhor e são o suporte de muito do trabalho realizado”, assegurando que continuará a “pugnar para que tenham melhores condições de trabalho e de carreira”.

Agradecimento que se estendeu à comunicação social pela “forma como cobre os trabalhos do Plenário, das Comissões e das múltiplas atividades parlamentares, o que constitui um instrumento preciso na aproximação entre a Assembleia e os cidadãos”.

“A todos os deputados, e em especial aos homens e mulheres que se estreiam neste Parlamento, desejo um excelente mandato, confiando que saberão honrar o lugar que o povo nos confiou e que tudo farão para dignificar e prestigiar a nossa Assembleia Legislativa, principal órgão da Autonomia”, concluiu.

Reunião Plenária n.º 1 de 06.06.2024 (áudio)

 

Copyright © 2018-2024 ALRAM