Comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz

Share Image

A Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o apuramento de responsabilidades políticas no combate aos incêndios de agosto, auscultou esta tarde, o Comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, Leonardo Pereira. Leonardo Pereira começou por afirmar que “na semana dos incêndios, fez um...

XIV Legislatura, I Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Comandante dos Bombeiros de Santa Cruz auscultado na Comissão de Inquérito sobre os incêndios ocorridos em agosto na Região
A Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o apuramento de responsabilidades políticas no combate aos incêndios de agosto, auscultou esta tarde o Comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, Leonardo Pereira.
  • A04A1957.JPG
  • A04A1933.JPG
  • A04A1866.JPG
  • A04A1832.JPG
  • A04A1956.JPG
  • A04A1820.JPG
  • A04A1912.JPG
  • A04A1980.JPG
  • A04A1977.JPG
  • A04A1983.JPG
  • A04A2000.JPG
  • A04A2002.JPG

A Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o apuramento de responsabilidades políticas no combate aos incêndios de agosto, auscultou esta tarde, o Comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, Leonardo Pereira.

Leonardo Pereira começou por afirmar que “na semana dos incêndios, fez um conjunto de análises técnicas, tendo percebido haver risco de incêndio, o que determinou oito medidas preventivas. Foram medidas sem qualquer alerta especial da Proteção Civil Regional”.

Questionado sobre a participação dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, durante os incêndios de agosto, Leonardo Pereira realçou que “os Sapadores de Santa Cruz foram empenhados no dia 17 de agosto, para o Curral das Freiras e rendidos no dia 18 de agosto à tarde. Após isso, os bombeiros só foram solicitados no dia 21 de agosto, aquando a atuação dos Canadair, para assessorar os bombeiros de Santana, no apoio às eventuais descargas. Estivemos lá, das 13 às 20 horas”.

O Comandante Leonardo Pereira reiterou não conseguir responder sobre a adequação do combate inicial, na Serra de Água, “não estava lá e porque ainda não há relatórios do sucedido. Não acho admissível que até agora não se tenha debatido estas questões.”

O Comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz disse “não conseguir também dizer se o Plano de Proteção Civil foi atempadamente declarado, porque não tem informação oficial sobre o assunto, o briefing ainda não aconteceu. Leonardo Pereira entende que o mesmo deveria ter sido feito, para fazer os ajustes operacionais necessários. Aos Bombeiros de Santa Cruz, nunca chegou qualquer pedido.”

Sobre a necessidade de pedir apoio externo mais cedo, o Comandante dos Bombeiros de Santa Cruz, admitiu que tivesse sido conveniente, mas não se pronuncia com mais firmeza, por não ter conhecimento de como tudo o que aconteceu.

Leonardo Pereira disse ter sido contactado pela Proteção Civil, que pediu um autotanque, mas “só em contacto com o Comandante Fernando, de Câmara de Lobos é que foi decidido levar outros meios.” O mesmo afirmou também ter tido todos os meios solicitados no Curral das Freiras, quando lá esteve. “Sob o meu comando, não houve descoordenação nenhuma, entre os vários meios de bombeiros.”

O Comandante dos Bombeiros de Santa Cruz entende que “falhas houve, senão não teria ardido o que ardeu. Mas não faço uma avaliação global, apenas do cenário onde estive.”

O Comandante dos Bombeiros de Santa Cruz insistiu ainda na necessidade da Região Autónoma da Madeira se adaptar ao combate a fogos de quinta geração, ou seja, fogos rápidos e intensos que liberam uma grande quantidade de energia” o que, em sua opinião, “os bombeiros da Região ainda não estão devidamente capacitados.”

A próxima audição Parlamentar, ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro pelas 14 horas e contará com a presença do Sr. Presidente do Conselho Diretivo do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, Coronel António Nunes, e do Vogal do Conselho Diretivo do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM e Comandante Operacional Regional, Dr. Marco Lobato.

 

Comissão Inquérito de Incêndios - Comandante Leonardo Pereira- 26.11.2024 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM