O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu, esta quinta-feira, os projetos sociais e culturais da Associação Académica da Universidade da Madeira (UMa). José Manuel Rodrigues elogiou a ação social e a capacidade reivindicativa dos estudantes da Universidade da Madeira em prol de um ensino melhor e do bem-estar de todos.
As declarações foram proferidas na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Académica da UMa, que aconteceu no Pátio dos Estudantes do antigo colégio da Companhia de Jesus do Funchal.
Em nome do Parlamento madeirense José Manuel Rodrigues manifestou “o enorme reconhecimento e gratidão por tudo o que a Académica tem vindo a realizar”.
“A Académica tem sido, e certamente será no futuro, um elo importantíssimo de ligação entre a Universidade da Madeira, que é igualmente um motor imprescindível de desenvolvimento regional, mas tem que estar integrada com a comunidade onde se insere”, afirmou.
“A principal desigualdade que existe na nossa sociedade, é a desigualdade da sociedade, do conhecimento que levam às outras desigualdades, como a desigualdade salarial quando se entra no mercado de trabalho, a desigualdade na própria integração social. Enquanto houver um estudante que, por razões económicas, desistam de um curso superior, temos que estar na primeira linha do combate para que isso deixe de acontecer”, vincou.
José Manuel Rodrigues salientou que Universidade da Madeira tem vindo a ser preponderante na fixação dos talentos à terra que os viu nascer, no entanto lamentou que por falta de oportunidades muitos estudantes tenham de partir para outros destinos.
“O grande desafio que está hoje colocado à Madeira é ter investido nestes jovens e estar a perdê-los. Temos de reter os talentos na Madeira, a massa crítica que nos é essencial ao nosso crescimento económico, mas também ao nosso desenvolvimento social.”
Para tal disse ser “necessário criar oportunidades de valorização salarial, de valorização de carreiras e de oportunidades de acesso à habitação, a situação mais crítica neste momento, para que os jovens se sintam bem na nossa terra, na sua casa e não sejam obrigadas a emigrar”.
O Presidente da Assembleia Regional dirigiu uma palavra de apreço especial à Presidente da Assembleia-geral cessante, Leonor Freitas, e a todos aqueles que durante estes anos serviram a Académica.
Ricardo Bonifácio, Presidente da Associação Académica da Universidade da Madeira, aclarou que a instituição que dirige pretende “encontrar soluções adequadas, num quadro de responsabilidade, equidade e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento e afirmação dos estudantes da Madeira.”
Prometeu dar atenção à saúde mental dos jovens. “Vamos criar espaços de partilha, e colaboração nos campus universitário da Penteada e de São Roque, promovendo iniciativas que garantam o uso eficiente dos recursos, e o bem-estar mental dos nossos estudantes”, salientou.
“Estamos, igualmente, comprometidos com um Ensino Superior mais inclusivo onde defendemos um sistema de financiamento que apoie todos os estudantes com ênfase nos apoios sociais. Lutaremos pela redução de propinas e pelo financiamento adequado das Universidades para que ninguém seja privado de uma educação de qualidade por razões económicas”, findou Ricardo Bonifácio.
José Manuel Rodrigues_Ricardo Bonifácio 31OUT2024.mp3