Presidentes do Parlamento madeirense e da Região da Mazóvia satisfeitos com o aumento das ligações com a Polónia

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente da Região da Mazóvia, cuja capital é Varsóvia, congratularam-se com o reforço das ligações entre a Madeira e a Polónia. Adam Struzik e José Manuel Rodrigues encontraram-se, em Varsóvia, no âmbito da Conferência do Comité das Regiões Europeu...

XIV Legislatura, I Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidentes do Parlamento madeirense e da Região da Mazóvia satisfeitos com o aumento das ligações com a Polónia
  • Adam Struzik e José Manuel Rodrigues.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente da Região da Mazóvia, cuja capital é Varsóvia, congratularam-se com o reforço das ligações entre a Madeira e a Polónia.

Adam Struzik e José Manuel Rodrigues encontraram-se, em Varsóvia, no âmbito da Conferência do Comité das Regiões Europeu sobre a Política de Coesão Europeia.

Atualmente a Polónia tem ligações aéreas com a Madeira, semanalmente, através de ligações a partir de Varsóvia, desde Katowice e Gdansk, e o turismo daquele país para a Região tem vindo a crescer de forma acentuada.

O Presidente da maior Região da Polónia manifestou interesse em visitar a Madeira e de aprofundar a cooperação entre as duas Regiões.

Rodrigues e Struzik estiveram sintonizados quanto à necessidade de reforçar a atual Política de Coesão da União Europeia e manifestaram oposição a qualquer centralização das decisões sobre os fundos comunitários nos Estados membros ou em Bruxelas, a partir do próximo Quadro Financeiro Plurianual. Ambos disseram que isso seria a negação da subsidiariedade ativa -o pode mais próximo dos cidadãos- que tem sido um dos pilares do desenvolvimento da Europa.

O Presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) lembrou que a subsidiariedade e a solidariedade são dois valores fundamentais da União, que têm permitido corrigir as desigualdades económicas e sociais entre as várias Regiões europeias e reduzir os constrangimentos da insularidade e da ultraperiferia, como é o caso da Madeira.

A Polónia vai presidir à União Europeia no semestre que se se inicia em janeiro de 2025.

Copyright © 2018-2025 ALRAM