José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, ao final desta manhã, em audiência, os dirigentes da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).
Luís Baptista Esteves Virtuoso, Presidente da Associação afirmou que este encontro “foi um bom momento de troca de partilhas, onde foi possível apresentar os nossos problemas, como a gestão dos contratos. Temos 4 contratos com o Estado que não são atualizados desde 2010 e que com a inflação, as progressões nas carreiras e com as necessidades que vão surgindo por parte de todos os associados, começamos a ter problemas na gestão dos nossos colégios.”
O Presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo garantiu que “os contratos que temos com o Estado são contratos de Associação, que permitem que as famílias mais desfavorecidas possam ter adesão a projetos educativos interessantes e diversificados. Queremos que os nossos projetos educativos sejam uma hipótese para todas as famílias independentemente das suas capacidades económicas”.
Luís Esteves Virtuoso, apontou ainda outro fator como um dos principais problemas, “a formação de professores, e a pouca existência de professores. A nova geração, não quer ingressar nesta profissão e naturalmente queremos ser parte da solução.”
A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), tem como principal função a criação de mecanismos de cooperação e de apoio entre os estabelecimentos de ensino associados e as escolas do ensino estatal.
A AEEP fomenta a oferta de ações de formação, direcionadas para diretores bem como para os agentes educativos dos estabelecimentos de ensino, realizadas em parceria com entidades especializadas nos diversos domínios pedagógicos e técnicos e promove ações de carácter mais generalista e aberto como Fóruns e Congressos, que aglutinam um grande número de interessados em torno de temáticas específicas, de grande atualidade, apresentadas por especialistas nacionais e internacionais.
Luís Baptista Esteves Virtuoso, Presidente da AEEP- 22.01.2025 (áudio)