No próximo sábado, dia 22 de março, às 20h30 e durante uma hora, a Assembleia Legislativa da Madeira irá desligar toda a iluminação da fachada do edifício sede, em sinal de compromisso com a melhoria da sustentabilidade ambiental.
Trata-se de um gesto que pretende promover a reflexão sobre a importância da adoção de medidas que conduzam ao desenvolvimento sustentável, como forma de garantir a qualidade ambiental e melhores oportunidades para as gerações futuras.
A Hora do Planeta é uma iniciativa promovida pela organização internacional WWF - World Wide Fund for Nature que desenvolve projetos de proteção das comunidades e da vida selvagem.
O apagar das luzes durante uma hora pode não parecer muito, mas é o suficiente para aumentar a consciencialização para a necessidade de cuidarmos da nossa única casa: o Planeta Terra.
As crises climáticas e naturais colocam em risco todo o nosso futuro, ainda assim a WWF considera que “estamos no bom caminho para ultrapassar, até 2030, o limite de aumento global de temperatura em 1,5°C estabelecido pelo Acordo Climático de Paris”. No entanto destaca a necessidade de a subida da temperatura ter de “permanecer abaixo do limiar climático de 1,5°C, para evitar danos irreversíveis à Terra”. “Para que isto aconteça, os indivíduos, as comunidades, as empresas e os governos devem intensificar urgentemente os seus esforços para proteger e restaurar o Planeta”.
No meio de um mundo cada vez mais dividido, marcado por guerras e polarizado, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, convida, no dia 22 de março, os madeirenses e porto-santenses a dedicarem 60 minutos ao Planeta. Gestos simples que podem fazer muita diferença no futuro.