Teve hoje lugar, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a Reunião Plenária n.º 2, que consistiu na Cerimónia da Tomada de Posse do XVI Governo da Região Autónoma da Madeira.
Num Reunião presidida pela Presidente do Parlamento Madeirense, o novo governo liderado por Miguel Albuquerque, composto por oito secretarias regionais, iniciou funções perante as deputadas e os deputados eleitos.
Nesta cerimónia, a Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira fez votos de sucesso ao novo governo, na pessoa do seu Presidente, referindo que o êxito do executivo, se consubstancia no sucesso da Região. Manifestou também a total disponibilidade para uma colaboração institucional profícua para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.
Entre outros aspetos, Rubina Leal mencionou ainda a reforma do sistema político como um imperativo para esta legislatura.
Neste particular, lançou um apelo às diferentes forças partidárias e ao executivo para que se consigam encontrar pontos de contacto para que, junto do poder central que tantas vezes impôs barreiras e limites aos legítimos clamores por mais e melhor Autonomia, a Região possa ter uma maior capacidade de negociação e reivindicação em matérias como a Revisão do Estatuto Político-Administrativo e da Lei das Finanças Regionais, sem esquecer a tão necessária Revisão Constitucional.
Por seu turno, o Presidente do Governo Regional empossado, Miguel Albuquerque, mencionou a estabilidade como uma das prioridades que os madeirenses querem ver garantida, e que o executivo cumprirá com tal desígnio.
Entre outros temas, o Presidente do Governo assegurou ainda que irá manter a Madeira no rumo do crescimento económico, levando assim a uma maior qualidade de vida e bem-estar da sociedade madeirense.