Missa do Parto da Assembleia Legislativa da Madeira

Share Image

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolheu, na Capela de Santo António da Mouraria, a celebração da Missa do Parto, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, num momento de profunda espiritualidade e significado cultural. As Missas do Parto...

XV Legislatura, I Sessão Legislativa
Missa do Parto da Assembleia Legislativa da Madeira
  • _04A8943.jpg

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolheu, na Capela de Santo António da Mouraria, a celebração da Missa do Parto, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, num momento de profunda espiritualidade e significado cultural.

As Missas do Parto constituem uma das mais enraizadas expressões da religiosidade popular da Madeira, sendo celebradas nas madrugadas que antecedem o Natal e acompanhadas por cânticos tradicionais, convívio comunitário e partilha. Ao assinalar esta tradição, o Parlamento Madeirense reafirma o seu compromisso com a preservação da identidade cultural e espiritual da Região, reconhecendo o valor do património imaterial que une gerações e fortalece o sentimento de pertença da comunidade madeirense.

Num período marcado por desafios sociais, económicos e humanos, a celebração da Missa do Parto na Assembleia Legislativa, com a participação de deputados, funcionários, bem como de toda a comunidade que quis assistir à celebração, assume um significado acrescido, ao sublinhar valores fundamentais que devem imperar nesta quadra natalícia, como a solidariedade, a fraternidade, a esperança e a dignidade da pessoa humana. Estes princípios, profundamente enraizados na tradição cristã e cultural da Madeira, constituem também pilares essenciais da vida democrática e do serviço público, inspirando uma ação política mais próxima das pessoas e orientada para o bem comum.

Copyright © 2018-2025 ALRAM