A Assembleia Legislativa da Madeira acolheu, esta sexta-feira, a conferência "A importância da União Europeia para as Regiões Autónomas: Presente e Futuro", com a presença do eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral como orador convidado.
A Presidente da Assembleia Legislativa, Rubina Leal, destacou o papel essencial da União Europeia no desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira e reforçou a necessidade de garantir a defesa dos interesses das Regiões Autónomas no próximo Quadro Financeiro Plurianual. Defendeu também a criação de círculos eleitorais próprios para a Madeira e os Açores nas eleições para o Parlamento Europeu.
O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, para além de reforçar as posições assumidas pela Presidente do Parlamento Madeirense, salientou ainda a relevância estratégica acrescida da Madeira e dos Açores para a União Europeia, considerando que estas Regiões Autónomas conferem uma verdadeira dimensão atlântica ao projeto europeu, e elencando um conjunto de matérias que sustentam este argumento.
A conferência contou com a moderação da Dra. Mafalda Freitas, bióloga marinha e assessora parlamentar no Parlamento Europeu.
A Assembleia Legislativa da Madeira reafirma, uma vez mais, o seu compromisso com uma participação europeia ativa e com a valorização das Regiões Ultraperiféricas no contexto europeu.