A Assembleia Legislativa da Madeira assinalou hoje, 1 de julho de 2025, o Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses com um programa solene que refletiu o orgulho, a história e a identidade do povo madeirense.
As comemorações tiveram início com a tradicional Guarda de Honra, no Largo da Capela de Santo António da Mouraria.
No Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, realizou-se a Sessão Solene onde foram enaltecidos os valores da autonomia, da liberdade e da coesão entre os Madeirenses, quer residam na Região, quer estejam espalhados pelo mundo.
Pelas 11 horas, decorreu a cerimónia de deposição de flores junto ao Monumento à Autonomia, momento de homenagem à luta e ao percurso da Madeira enquanto região autónoma. Para encerrar as celebrações, realizou-se um desfile motorizado dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e dos Bombeiros Sapadores do Funchal, simbolizando o empenho e dedicação de todos aqueles que servem a Região.
Este foi um dia de afirmação da autonomia, da identidade insular e da ligação indelével entre a Madeira e as suas comunidades espalhadas pelos quatro cantos do mundo.