A Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rafaela Fernandes, proferiu a intervenção de abertura das comemorações do Dia Mundial da Cidadania, organizadas pela Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, através da Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais.
Nesta ocasião, Rafaela Fernandes salientou que “a Assembleia Legislativa é a casa da democracia e como tal, felicito a iniciativa de assinalar o Dia Mundial com o sentido da importância da cidadania na relação dos cidadãos com a organização política na RAM, com os órgãos de governo próprio”. A Vice-Presidente realçou ainda “que o mais puro exercício de cidadania é o voto, uma grande conquista que permite, hoje, que homens e mulheres exerçam o direito de voto”.
A conferência para assinalar este dia foi acolhida no Parlamento Madeirense, que se associou a esta efeméride e cujo objetivo é garantir uma sociedade com uma maior participação cívica e consciência coletiva.
António Trindade, Elsa Fernandes e Vera Duarte foram os oradores desta iniciativa com o tema “A construção da cidadania, vozes de ontem, de hoje e de amanhã”.