Políticas Públicas transversais são necessárias

Share Image

A Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira marcou presença na inauguração da exposição itinerante “Vida com Arte”, uma iniciativa organizada pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso. O Parlamento madeirense acolheu no seu Espaço...

XV Legislatura, I Sessão Legislativa
Políticas Públicas transversais são necessárias
  • 558864279_1209882651174782_6550603427557581861_n.jpg

A Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira marcou presença na inauguração da exposição itinerante “Vida com Arte”, uma iniciativa organizada pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso.

O Parlamento madeirense acolheu no seu Espaço IDEIA, uma mostra de trabalhos dos utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas onde se valoriza a criatividade, o talento e a vitalidade da população Sénior.

Na ocasião, a Presidente da Assembleia Legislativa destacou a relevância de assinalar o Dia Internacional do Idoso, como forma de manifestar respeito por esta faixa etária, lembrando que o envelhecimento deve ser encarado não como um limite, mas como uma etapa plena de oportunidades.

Rubina Leal reforçou ainda a importância de promover o envelhecimento digno e ativo, incentivando políticas públicas e práticas comunitárias que favoreçam a participação social, cultural e económica dos cidadãos mais velhos. Nessa ótica, é crucial planear, de forma transversal e integrada, a médio e longo prazo, a implementação de políticas públicas para a longevidade.
Os números indicam o nosso índice de envelhecimento de 178 idosos para cada 100 jovens, e as projeções apontam uma continuidade do envelhecimento demográficos nos próximos anos.

A exposição “Vida com Arte”, patente neste Espaço entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro, constitui também um testemunho vivo da dignidade, da autonomia e da capacidade criativa dos seniores, sensibilizando para a necessidade de valorizar a experiência e a memória coletiva que esta faixa etária representa para a sociedade.

O evento reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa da Madeira em continuar a ser um espaço aberto à comunidade e atento às questões sociais, contribuindo para um debate inclusivo sobre o presente e o futuro do envelhecimento.

Copyright © 2018-2025 ALRAM