Sessão Solene de Boas-Vindas ao Presidente da Assembleia da República e Abertura das Comemorações, no âmbito dos 50 anos da Autonomia da Região Autónoma da Madeira.

Share Image

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu hoje a Sessão Solene de Boas-Vindas ao Presidente da Assembleia da República e Abertura das Comemorações, no âmbito dos 50 anos da Autonomia da Região Autónoma da Madeira.Na abertura, a Presidente da Assembleia Legislativa, Rubina Leal,...

XV Legislatura, I Sessão Legislativa
Sessão Solene de Boas-Vindas ao Presidente da Assembleia da República e Abertura das Comemorações, no âmbito dos 50 anos da Autonomia da Região Autónoma da Madeira.
  • 565714465_.jpg

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu hoje a Sessão Solene de Boas-Vindas ao Presidente da Assembleia da República e Abertura das Comemorações, no âmbito dos 50 anos da Autonomia da Região Autónoma da Madeira.
Na abertura, a Presidente da Assembleia Legislativa, Rubina Leal, destacou os progressos alcançados pela Região em cinco décadas de Autonomia, como a redução do analfabetismo, a melhoria dos indicadores de saúde e o crescimento económico, defendendo que a Autonomia deve continuar a aprofundar-se através de novos instrumentos constitucionais, financeiros e políticos.

A sessão contou ainda com a apresentação da reedição da obra “Apontamentos sobre o Quotidiano Madeirense”, de António Ribeiro Marques da Silva, apresentada pelo Dr. Marcelino de Castro, e com a intervenção do Professor Doutor Paulo Rodrigues sobre a História da Autonomia.
A cerimónia foi encerrada pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que destacou que autonomia que não foi dada, mas conquistada.
Que não foi um presente do Estado central, mas uma exigência justa das populações e dos seus representantes.

“A autonomia nasceu do inconformismo. Da recusa em aceitar que o destino das ilhas fosse decidido à distância. Nasceu da vontade de governar melhor. Com mais proximidade e mais responsabilidade. Foi, acima de tudo, uma conquista de maturidade democrática.”, asseverou Aguiar-Branco.
O Presidente sublinhou que a Madeira, além de ser a Pérola do Atlântico, é também uma pérola de Portugal.
“Também por isso, é tempo de olharmos em conjunto para o caminho que percorremos e para o que queremos continuar a construir. Em 2026, temos, mesmo, de celebrar os 50 anos da autonomia com a importância que merecem.
Celebrar aqui, nesta Assembleia”, destacou.

Com esta sessão solene, a Assembleia Legislativa da Madeira evocou o passado, projetou o futuro e reafirmou o compromisso de continuar a consolidar uma Madeira mais justa, coesa e livre, plenamente integrada no projeto democrático português.

Copyright © 2018-2025 ALRAM