No Dia Internacional da Democracia, que se assinala a 15 de setembro, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira reafirma a sua missão de promoção, valorização e defesa dos princípios democráticos, que são a base da liberdade, da dignidade e da participação cívica.
Este ano, assinalamos a data com a iluminação da fachada do nosso Parlamento, do dia 15 para o dia 16 de setembro, com as cores da bandeira da Região, sublinhando o papel central desta Casa da Democracia, na afirmação da autonomia política e na salvaguarda dos direitos de todos os madeirenses e porto-santenses.
A democracia é um caminho que se constrói diariamente, um processo em constante aperfeiçoamento e evolução, que tem como base o respeito, o diálogo e a responsabilidade. À medida que nos aproximamos de 2026, ano em que se comemoram os 50 anos da nossa Autonomia, reafirmamos o compromisso de honrar a memória dos que tornaram possível este percurso e de fortalecer, para as próximas gerações, uma autonomia moderna, participada e capaz de responder aos desafios do futuro.
Que este Dia Internacional da Democracia nos recorde que cada voz conta e que a liberdade se protege com a participação ativa e consciente de todos.