A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, sublinhou, na apresentação da Campanha “Outubro Rosa” que apostar na prevenção é a maior arma ao alcance dos cidadãos no combate ao cancro da mama, realçando que quanto mais cedo a doença for detetada, maiores são as hipóteses de sucesso nos tratamentos e de qualidade de vida para as pessoas afetadas.
Na Sua intervenção no evento que decorreu hoje na sede do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Rubina Leal, destacou igualmente a importância da literacia para a saúde, defendendo que uma população informada é uma população mais consciente e capaz de agir em tempo útil.
Nesse sentido, enalteceu o trabalho desenvolvido pelas Instituições de saúde e pelas organizações da sociedade civil, que têm contribuído para levar a informação até junto da comunidade, em particular a Liga Contra o Cancro, Delegação Madeira, que tem vindo a desenvolver um trabalho exemplar e meritório no apoio ao doente oncológico e famílias, na prevenção do cancro e ainda na formação e investigação em oncologia.
Ao associar-se a este movimento internacional, o Parlamento Madeirense reforça o seu papel ativo na sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce.
A Assembleia associa-se, durante o mês de outubro, com a participação em várias iniciativas com o objetivo de consciencializar os cidadãos, a sociedade e em particular as mulheres, tornando um verdadeiro movimento comunitário.