A Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, esteve presente, em representação do Parlamento madeirense, na comemoração dos 25 anos da inauguração do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Machico.
Na sua intervenção, a Presidente sublinhou a importância histórica e social das Misericórdias, instituições centenárias que têm sido “pilares silenciosos, mais firmes, de coesão social em Portugal”.
Rubina Leal destacou que “há desafios que se colocam às instituições deste cariz”, apontando o envelhecimento da população como “um tsunami social”, ao qual se associa a questão da sustentabilidade, que exige planeamento a médio e longo prazo.
A Presidente da Assembleia Legislativa enalteceu ainda o papel da Santa Casa da Misericórdia de Machico, cuja fundação remonta a 1529, considerando-a “um verdadeiro parceiro estratégico do Governo e da comunidade”.
Durante a sua intervenção, deixou também uma palavra especial de reconhecimento aos colaboradores, afirmando que “ao esforço quotidiano, muitas vezes exigente e invisível, mas absolutamente determinante”, deve ser dado o devido valor. Sublinhou, neste contexto, a necessidade de investir em melhores condições de trabalho, carreiras valorizadas, dignidade salarial e formação contínua, para garantir um serviço cada vez mais humanizado e eficaz.
No final, Rubina Leal felicitou a Santa Casa da Misericórdia de Machico pelos 25 anos do edifício sede e pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade, reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa da Madeira em reconhecer e valorizar o papel insubstituível destas instituições na rede de apoio social.