A Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, visitou o Lar do Til, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação de Socorros Mútuos “4 de Setembro de 1862”, sublinhando a importância de investir em respostas sociais que coloquem a dignidade da pessoa idosa no centro da intervenção.
Segundo Rubina Leal, esta é uma resposta “essencial numa sociedade cada vez mais envelhecida”, que demonstra como é possível garantir cuidados especializados, conforto e qualidade de vida, respeitando a individualidade e a autonomia de quem envelhece. A Presidente destacou ainda que cuidar bem é um dever coletivo e um sinal de maturidade social.
O Lar do Til representou um investimento de cerca de 4,9 milhões de euros, dos quais 4,6 milhões financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo a primeira ERPI concluída na Região com financiamento PRR, um marco relevante no reforço da rede de respostas sociais.
Para Rubina Leal, este tipo de projetos evidencia também a necessidade de políticas integradas para a longevidade, que articulem cuidados de saúde, apoio social e inovação, garantindo que viver mais anos seja sinónimo de viver melhor, com respeito, proximidade e dignidade.