A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, participou, por videoconferência, na reunião do Comité Permanente da CALRE (Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias), realizada no Senado, na cidade de Madrid.
Durante a reunião, a CALRE reforçou a sua posição na defesa dos interesses das Assembleias Legislativas das Regiões Europeias junto das instituições da União Europeia, com especial destaque para o papel do Comité das Regiões enquanto parceiro fundamental na representação dos territórios regionais no processo de decisão europeu, bem como a sua presença física junto das instâncias europeias.
Os membros do Comité Permanente aprovaram a ata da reunião anterior, realizada a 28 de janeiro, e fizeram o ponto de situação dos trabalhos desenvolvidos pelos diferentes grupos de trabalho da CALRE, nas mais diversas áreas, sendo que a Madeira integra os grupo de trabalho do Futuro e Reforma da CALRE, bem como da e-democracia na Era da Inteligência Artificial. Estes grupos têm vindo a promover iniciativas que visam reforçar a valorização institucional da Conferência e consolidar a sua intervenção junto das instituições europeias, contribuindo para uma maior afirmação das Assembleias Legislativas Regionais no contexto da União Europeia.
Foi ainda abordada a participação da CALRE no Global Council Forum, uma plataforma de cooperação internacional composta por parlamentos regionais e locais da Europa, Ásia e América.