A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de José Luiz da Silva, reconhecida figura da diáspora madeirense na África do Sul e membro do Conselho da Diáspora Madeirense, onde representava a comunidade portuguesa e madeirense naquele país.
Defensor incansável da Madeira e das comunidades emigrantes, José Luiz da Silva construiu um vasto percurso de dedicação e apoio à comunidade madeirense residente não apenas em Joanesburgo, cidade onde residia, mas também noutras regiões da África do Sul, sendo amplamente reconhecido pelo seu espírito de missão, proximidade e permanente disponibilidade para servir a nossa diáspora.
Com um percurso militar distinto, desde cedo assumiu um papel ativo na vida associativa e comunitária madeirense, acompanhando e participando nas deslocações oficiais e iniciativas promovidas por entidades regionais e locais, sempre com um elevado sentido de pertença e profundo amor à Madeira.
José Luiz da Silva destacou-se igualmente pelo trabalho desenvolvido na comunicação social, enquanto correspondente do JM Madeira e anteriormente do Diário de Notícias da Madeira, contribuindo para aproximar a diáspora da Região e dar voz às comunidades madeirenses espalhadas pela África do Sul.
A sua dedicação, lealdade e empenho em prol da Madeira e dos madeirenses deixam uma marca indelével junto de todos quantos tiveram o privilégio de com ele privar e colaborar.
Neste momento de tristeza e consternação, Rubina Leal endereça à família enlutada, amigos e à comunidade madeirense na África do Sul as mais sentidas condolências.