Jovens recomendam mais psicólogos nas escolas

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A Assembleia Legislativa da Madeira acolheu, esta tarde, a XXIII Edição da Sessão Plenária do Projeto Parlamento Jovem Regional. Vinte e uma (21) escolhas e mais de 100 alunos do 3.º ciclo do ensino básico debateram a temática “A Saúde Mental nos Jovens”.  O Presidente da Assembleia Legislativa da...

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Jovens recomendam mais psicólogos nas escolas
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A Assembleia Legislativa da Madeira acolheu, esta tarde, a XXIII Edição da Sessão Plenária do Projeto Parlamento Jovem Regional. Vinte e uma (21) escolhas e mais de 100 alunos do 3.º ciclo do ensino básico debateram a temática “A Saúde Mental nos Jovens”. 

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira começou por referir “que as doenças mentais a nova e grande preocupação da Humanidade neste início do século XXI”.

José Manuel Rodrigues justificou com “os tempos conturbados e incertos que atravessamos”.  Depois da pandemia, a guerra e os “problemas económicos derivados da inflação e da subida das taxas de juro afetam, também, a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, a sua sanidade mental”, disse.

José Manuel Rodrigues apontou, ainda, “a revolução tecnológica e a digitalização da sociedade, que têm aspetos altamente positivos, mas também alguns aspetos negativos, sobretudo no isolamento dos jovens e na sua socialização, temos o terreno para que as doenças psíquicas atinjam, cada vez mais, as faixas etárias mais novas da nossa população.

A esta situação acrescem os distúrbios graves causados pelo abuso excessivo de bebidas alcoólicas e de consumo de drogas, altamente nocivas para a saúde física e mental”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira manifestou-se preocupado com os dados de um estudo da Universidade de Évora que indicam  que “um em cada quatro estudantes do ensino superior sofre de algum tipo de doença mental e que quase metade foram diagnosticados após a pandemia”, e com a investigação internacional que  concluiu que, em Portugal, “81% dos trabalhadores sentem-se em risco de burnout, o que representa um acréscimo de 15 por cento em relação a 2020”.

“Nunca podemos esquecer-nos de que a dor mental dói tanto quanto a dor física, e nalguns casos até mais, e que não há corpo são sem mente sã.

Sem estigmas, sem complexos e sem vergonha, assumamos que todos podemos estar sujeitos a uma doença mental e que, tal como noutras doenças, mais vale prevenir que remediar”, desafiou José Manuel Rodrigues.

 

Parlamento Jovem Regional ajuda a desenvolver competências

Já o Diretor Regional de Educação enalteceu o envolvimento dos jovens, dos professores e dos diretores de escolas “nesta experiência daquilo que é o funcionamento da democracia, e que é “um importante contributo para as competências dos alunos no ensino obrigatório”. “São experiências muito importantes, não apenas do desenvolvimento da identidade dos jovens como pessoas, mas sobretudo do ponto de vista da cidadania. Queremos “jovens críticos, conscientes, responsáveis e que possam dar um contributo para a melhoria da vida em sociedade”, reforçou Marco Gomes.

O Diretor Regional de Educação vincou que este é o momento especial para que os “jovens possam refletir sobre o que podem fazer para promover a sua saúde mental, e sobre as estratégias que possam proporcionar à juventude um crescimento equilibrado e capaz de responder aos desafios da sociedade de hoje”.

 

Mais psicólogos nas escolas e serviço de apoio à prevenção do suicídio

Nesta sessão os alunos aprovaram uma proposta de recomendação que solicita o “aumento do número de psicólogos nas Escolas” e a criação de “vagas para médicos psiquiatras, nos Centros de Saúde”. Os estudantes defendem serviços de apoio mental para clínicas, hospitais e centros de saúde” e “uma a ida anual ao psicólogo escolar, de carácter facultativo, com o objetivo de realizar um rastreio de saúde mental”. Nesta resolução são solicitadas “palestras nas escolas e nas universidades sobre a temática ‘Saúde Mental nos Jovens’, por forma a informar os jovens sobre as consequências de uma má saúde mental, bem como sensibilizar e formar docentes, não docentes e encarregados de educação a fim de os alertar para este problema comum na adolescência, fornecendo-lhes ferramentas para lidar com estes casos e desmistificar preconceitos”.

Os alunos madeirenses entendem ainda ser necessário “criar uma linha SPS (Serviço de Prevenção do Suicídio) ligada simultaneamente a um centro de Psicologia, aos serviços da Polícia de Segurança Pública e ao EMIR, colocar cabines telefónicas em lugares estratégicos (pontes, precipícios, etc.) e desenvolver campanhas de sensibilização nas redes sociais e nos principais meios audiovisuais bem como promover consultas de psiquiatria mais acessíveis, incluídas nas consultas de rotina”.

O Projeto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), em parceria com Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação (DRE).

Pretende promover, junto dos jovens, a educação para a cidadania, o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, estimulando as capacidades de expressão e argumentação dos alunos na defesa das suas ideias”.

Parlamento Jovem Regional (sessão completa áudio)
Sessão de abertura do Parlamento Jovem Regional (vídeo)
Sessão de abertura do Parlamento Jovem Regional (áudio)

 

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